A Sigla “ESG” é formada pelas iniciais de três palavras em inglês: Environmental, Social e Governance, em tradução livre, respectivamente, Ambiente, Social e Governança.
Também podemos caracterizá-lo como um conjunto de práticas adotadas pelas empresas, em resposta a preocupação com fatores Ambientais, Sociais e de Governança.
Os consumidores finais levam em considerações elementos do ESG como um fator para avaliacao da empresa e até mesmo nas compras de produtos.
“A percepção do mercado é que ser ESG apresenta o compromisso da empresa em relação a sustentabilidade do negócio de longo prazo para além de fatores tradicionais de negócio.”
Entenda os fatores ESG e o quanto são importantes para a sua empresa:
📌 Ambiental: esse fator envolve todos os aspectos da produção dos produtos e serviços da empresa, diretamente ao relacionamento da empresa com o impacto no meio ambiente.
📌 Social: relacionamento social da empresa e seu impacto na sua comunidade: consumidores, concorrentes e colaboradores.
📌 Governança: Esse fator é um dos mais observados por investidores, inclusive no mercado financeiro. Ele está relacionado a gestão da empresa, práticas administrativas, remuneração dos diretores e gerentes, manejo do controle da empresa e práticas internas de tomada de decisão.
Sua empresa já prática o ESG?