A rastreabilidade é o registro de todo o caminho percorrido por um produto, desde a matéria prima até a chegada ao consumidor final. Esse processo garante a qualidade de origem e auxilia empresas a documentar a cadeia produtiva, ter informações sobre lotes, o que foi vendido, o que foi devolvido e outros dados que geram insights para otimizar o processo.
A rastreabilidade na Indústria 4.0
Totalmente compatível com a indústria 4.0, em que as empresas fabricam, melhoram e distribuem seus produtos de maneira inteligente (“smart manufacturing”), a rastreabilidade tem o papel de aumentar a produtividade, aprimorar o controle e contribuir para a gestão dos processos de produção com a integração de dados.
Mas o que é a indústria 4.0 para início de conversa?
Também chamada de 4ª revolução industrial, a conectividade da Indústria 4.0 atua com recursos como computação em nuvem, big data, alta segurança, ferramentas de IoT (Internet das Coisas), excelência em automação, entre outros para tornar a cadeia produtiva muito mais eficiente e com custos mínimos.
A Indústria 4.0 e a rastreabilidade: ampla integração de dados
Com a industrialização em um alto patamar tecnológico, o uso de informações se torna indispensável para explorar todos os benefícios do armazenamento e da integração de dados. Para isso, a rastreabilidade é uma aliada para captar e estruturar informações importantes de todo o processo de desenvolvimento de um produto, da matéria prima até a chegada ao consumidor final. Desta forma, as empresas são capazes de detectar falhas e otimizar processos, além de reduzir custos e garantir a segurança de um produto de qualidade.
Você já utiliza os recursos da rastreabilidade no seu negócio?
Entre em contato conosco para saber mais!